Como descobrir o nome da fonte de uma imagem? #DicasParaBlogueiras

by - sábado, dezembro 17, 2016

Há algum tempo eu venho pensando em dar dicas para vocês aqui no Blog, por mais bestas que elas sejam, as vezes pode ter alguém que não saiba e tenha curiosidade, tanto para outras pessoas que também tem Blogs, ou mesmo as que são apenas amantes da internet. Decidi começar essa série (#DicasParaBlogueiras) com algo básico, que foi meio que o início do meu mundo no Blog, pois escolher uma fonte que vai carregar a identidade visual da sua página, não é uma tarefa tão fácil, imagina então, encontrar o nome dela por esse mundão sem fim que é a internet?
Já quero deixar claro que, não sou nenhuma profissional ou formada em alguma área semelhante a quem mexa com esse tipo de coisa, sou apenas uma amadora / curiosa, que gosta de ir atrás de novos desenhos de fontes (nos quais a inspiração acaba sempre vindo de imagens da internet com frases motivadoras) e descobrir como tê-las salvas pra mim.
Eu encontrei 2 sites que me ajudaram (e ainda ajudam) bastante nesse "processo", olha só:


Esse site tem as seguintes orientações para otimizar os resultados da busca pela fonte:
- Tenha certeza que as letras não estão encostadas;
- Use caracteres que tenham formatos distintos na fonte;
- Quando possível, a altura da fonte deve ter aproximadamente 100 pixels.

E após selecionar a foto na qual deseja detectar a fonte (no meu caso, foi a fonte da frase "NEON LIGHTS"), é necessário ajudar a identificar as letras dessa fonte, como na imagem abaixo:

Após clicar em Continue, na página seguinte aparece o nome da fonte da sua imagem, fontes parecidas ou relacionadas, porém, são pagas, então é necessário um outro site para baixar as fontes, no caso dessa acima, o nome é ALE REGULAR, e vou deixar disponível o link para download dela.

Eu também costumo pesquisar as fontes nesse outro site abaixo, o esquema é o mesmo, precisa carregar a imagem e "ajudar" a detectar as letras da imagem desejada.


Essa é a interface do What Font Is, nele você tem a opção de carregar uma imagem diretamente da sua galeria do computador ou pode colocar o link de algum site com a imagem que deseja detectar a fonte.
Eles também disponibilizam mais opções para você facilitar o trabalho deles e o seu também na hora de achar sua fonte favorita, que são:
Background color is darker than the character color (A cor do fundo é mais escura que a cor da letra);
The text is only on one line, optimize the image (O texto está somente na primeira linha, otimize a imagem);
The image is complex, please redirect me to an image editor (A imagem está complexa, por favor me direcione ao editor de imagens).

Também tem um aplicativo que pode ser instalado no próprio Google Chrome, que também detecta fontes, apesar de eu ter usado esse aplicativo por pouco tempo, não deixa de ser uma dica válida
Para esse aplicativo, a instalação é fácil: basta entrar no site e salvar o arquivo. Ao lado da barra de endereços aparecerá o logo do aplicativo e basta clicar sobre ele e selecionar o texto desejado para obter as informações. Segue o link para Download.

Aqui vai mais uma dica: O SITE PARA BAIXAR AS FONTES GRATUITAS.

Ele se chama PSDKEYS, mas eu não posso dizer que 100% de TUDO ali é gratuito e que você achará TODAS as fontes que deseja, pois já passei por achar a fonte que eu queria, só que em versão paga, ou então não achar a fonte, enfim... eu gosto desse site e sempre me ajudou a descobrir outras fontes lindas nas quais acabei baixando só por ele me dar a indicação mesmo.

Quando baixamos as fontes, elas podem vir com algumas extensões a mais que significam o estilo da quela fonte que você estará baixando, como:
Regular - Normal
ITC - Itálico
Bold - Negrito

Espero ter ajudado, até o próximo #DicasParaBlogueiras!
Beijos!

You May Also Like

0 comentários