Faculdade de Estética e Cosmética | Minha formação

by - segunda-feira, novembro 28, 2016

Saindo do Ensino Médio, a "pergunta que não quer calar" é  "Qual faculdade você vai estudar? Qual curso você vai escolher?" (isso se, é claro, você não tem alguém que te inspire muito na profissão). Aqui vou compartilhar sobre a minha experiência em como eu decidi por Estética e Cosmética e dividir minhas lembranças e particularidades desse curso.

A MINHA ESCOLHA:
Minha mãe sempre falou "você não vai parar de estudar, pode procurar um curso!", assim que eu terminei o Ensino Médio, por um lado é de se entender e concordar, pois depois que paramos de estudar, a pessoa precisa ter muita disciplina e força de vontade para voltar aos estudos diários, e, a não ser que você precise de um curso a mais por complementação para se manter ou subir de cargo na empresa, não é tão comum os adultos voltam a estudar.
No meu caso, eu optei por uma faculdade por conta da oportunidade de trabalho que eu estava na época (não na área da estética), como eu já estava ganhando meu próprio dinheiro, resolvi investir em uma formação acadêmica, mas aí vem a pergunta: "qual faculdade escolher", e resolvi ir atrás desses testes vocacionais na internet mesmo, pois a única coisa que eu sabia, eram os cursos em que eu NÃO queria cursar ou exercer pelo resto da minha vida.
Depois de um tempo eu percebi que, esses testes definitivamente não estavam >me< ajudando, só me deixando mais confusa ainda, então decidi ir mesmo atrás da faculdade, colocando na balança sobre a escolha:
 curso que eu gostasse das matérias X curso em que eu conseguisse bancar sozinha
Sim, essa foi a minha realidade e foi aí que surgiu a minha escolha por Estética e Cosmética, um curso onde a maioria das matérias me agradaram, é, inclusive, voltado para a área da Beleza, algo que estava no meu pré-requisito pela escolha do curso.

A FACULDADE E O CURSO:
Eu optei por cursar na UNIP (Universidade Paulista) de Santos/SP. Sobre os objetivos da faculdade de Estética e Cosmética no próprio site da instituição,


É um curso de, atualmente (antes da Regulamentação dessa profissão ser aprovada), tem por sua duração um tempo de 6 semestres (3 anos), Na UNIP, o profissional, ao final do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, estará apto a trabalhar com o embelezamento e a promoção, manutenção e recuperação da saúde na área da estética humana. Terá condições de desempenhar suas atividades profissionais como prestador de serviço autônomo em centros de estética, spas, academias, domicílios e outros estabelecimentos afins. Também terá capacidade de trocar informações com profissionais da área de saúde, que interagem na área de estética humana, administrando os cuidados e tratamentos prescritos e especializados.


Como atividades principais desse curso, temos:
  • Aplicar técnicas de limpeza da pele e da maquiagem no tratamento estético facial, utilizando materiais e equipamentos adequados a cada procedimento estético;
  • elaborar programa para acompanhamento do cliente submetido a tratamento estético;
  • aplicar, com segurança, procedimentos estéticos relativos ao campo de atuação, visando à manutenção e à recuperação da saúde da pele;
  • selecionar, indicar e utilizar tecnologia de cosméticos, equipamentos e produtos de uso em estética humana disponíveis no mercado;
  • atuar nos limites de sua competência, encaminhando ao profissional específico em afecções cutâneas e doenças dermatológicas os casos que demandarem cuidados especiais;
  • conhecer as tecnologias disponíveis em sua área de competência para discernir entre as várias opções de compra de equipamentos e materiais, considerando a relação custo-benefício deles;
  • verificar a real eficácia dos equipamentos e materiais utilizados de modo que dinamize o uso com precisão, busque a qualidade e conheça as contra-indicações deles;
  • atuar em conjunto com outros profissionais na elaboração de programas de saúde social preventiva e reabilitadora, visando ao binômio SAÚDE/BELEZA das pessoas.
>> Vocês podem conferir mais informações sobre o curso de Estética e Cosmética e também sobre a grade de matérias, no próprio site deles!

DOCES LEMBRANÇAS:
O meu primeiro dia de aula, o temeroso "trote" foi bem tranquilo, pois recebemos uma hidratação facial de boas vindas!! Confesso que nunca fui uma excelente aluna, super estudiosa, mas eu sempre tirei notas boas, sabia do que estava falando, nunca fiquei de DP e apenas 1x precisei de 0,5 ponto a mais para a P2. É um curso de humanas, aprendemos sobre os tratamentos estéticos faciais e corporais em aulas teóricas e práticas, a única parte de contas, foi na matéria de Química, onde voltamos ao Ensino Médio para relembrar e etc.
Como em toda sala acontece, tiveram desistências ao decorrer do ano, era uma sala com cerca de 50 mulheres e, que se formaram mesmo, foram de 15 a 20 pessoas no máximo!
Ao fim da faculdade, tivemos o temido TCC para apresentar, mas o assunto abordado pelo meu grupo foi algo muito prazeroso de trabalhar, sobre "A importância da argila amarela em tratamentos estéticos faciais", onde a apresentação foi no final de 2015, fechando com chave de ouro essa primeira etapa da minha vida.

Para complementar, eu infelizmente não estou trabalhando na área atualmente, mas é uma profissão que mereceu e sempre merecerá meu respeito, ainda mais agora que o curso de Estética e Cosmética foi recentemente Regulamentada pela Câmara dos Deputados, exatamente em 10/11/2016 (segue matéria completa). Isso fará com que o curso seja mais bem visto, as pessoas vão passar a ter mais respeito e dar mais valor, pois cada profissão tem seu espaço no mercado de trabalho e o mundo precisa ser de mais UNIÃO e menos COMPETIÇÃO!

Pelo que vocês puderam perceber, o curso de Estética e Cosmética, para quem gosta de trabalhar com a aparência em geral da pele, vale muito a pena! Eu espero ter ajudado e, de alguma forma, ter inspirado vocês com essa linda profissão!

Beijos!

You May Also Like

2 comentários

  1. Dia 01 de fevereiro começo minha faculdade de estética e cosmética estou muito ansiosa, pois é uma área que gosto bastante e que descobri por acaso. Adorei seu post. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito curiosidade em conhecer esse curso! Ele parece ser bem interessante toda a grade curricular ♥

    Beijos da Ká ♥
    • www.deixeapenasfluir.com.br | www.youtube.com/deixeapenasfluir •

    ResponderExcluir