Cuidados com a pele do rosto

by - terça-feira, novembro 22, 2016

Esse assunto foi abordado por mim no Encontro de Blogueiras que eu participei na última sexta feira (19/11), que aconteceu na cidade de Santos (SP), no Brasil Futebol Clube. Para quem não estava presente e também para quem participou do nosso bate papo, aqui vou deixar mais detalhes sobre os Cuidados com a pele do rosto!
Quem me acompanha, sabe que eu sou formada em Estética e Cosmética pela faculdade UNIP de Santos (SP) e as essas dicas (separei por tópicos) vão te ajudar e muito amigas, a ter uma pele mais saudável!

SABONETE LÍQUIDO:
- Peles Mistas e Oleosas: Ideal que a consistência seja em gel e que contenha ácido salicílico na fórmula, pois combate a oleosidade e evita a proliferação de espinhas;
- Peles Secas e Normais: Consistência leitosa/ em creme, pois contém componentes hidratantes específicos para esses tipos de pele;

ESFOLIANTE:
- Peles Mistas e Oleosas: Frequência de até 2x por semana, com produtos de consistência em gel ou sérum e com ativos anti-inflamatórios ou antibacterianos (evitando também a proliferação de bactérias/espinhas);
- Peles Secas e Normais: Frequência de até 1x por semana, com produtos de grânulos naturais (ex: sementes, arroz e ácido retinóico, quartzo).

Lembrete sobre o esfoliante: Esfoliação em excesso causa o chamado "efeito rebote", onde o problema da pele (seca, normal, mista ou oleosa) tende a piorar.

TÔNICO:
- Peles Mistas e Oleosas: Adstringente com Amamélis / Camomila;
- Peles Secas e Normais: Rico em Vitamina E / B5;

Lembrete sobre o Tônico: Nenhum tônico deve conter álcool ou ácido etílico na formulação, pois tende ao ressecamento da pele, estimulando assim o envelhecimento precoce! O álcool é apenas um conservante de produto e não deve conter maior quantidade do que os outros componentes na formulação!

HIDRATAÇÃO (antes de dormir) / PROTETOR SOLAR (caso haja exposição solar):
Sobre a Hidratação, deve ser feita apPara todos os tipos de pele, é indicado a reaplicação do Protetor Solar a cada 2 a 3 horas, mesmo em época de inverno ou mesmo dento de casa, as lâmpadas também contem componentes radioativos!

* Água fria: tende a fechar os poros, dificultando os cuidados corretos com a pele;
* Água morna: tende a dilatar os poros por conta do vapor, facilitando na rotina de limpeza/hidratação da pele.
Ou seja, durante o banho, não esqueça dos Cuidados com a pele!

Cá entre nós, pode parecer repetitivo dizer que os produtos ideais para peles oleosas/mistas são à base de gel e para peles secas/normais produtos à base de creme, mas vale lembrar a IMPORTÂNCIA de utilizar produtos específicos para o seu tipo de pele, senão, os cuidados com a pele serão em vão e sua disfunção (problema) pode até piorar!

Espero que vocês possam aproveitar essas dicas e que, de alguma forma, ajude a melhorar o cuidado com a pele do rosto em seu dia-a-dia. Estou estudando um projeto aqui para o Blog, com uma série de cuidados com a pele, algo muito mais detalhado nas explicações, com demonstração de produtos e marcas para quem busca e se importa realmente com o cuidado diário da pele! O que achariam dessa ideia?

Tem alguma dúvida sobre esse assunto? 
Deixe aqui nos comentários que eu terei o maior prazer em responder! :)

Beijos <3

You May Also Like

2 comentários

  1. Oiii Gi, adorei esse post, é sempre bom saber dicas de como cuidar melhor da nossa pele, ainda mais quando é dica é dada com conhecimento de causa!

    Bjinhooo

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas Gi, confesso que depois do Encontro eu comecei a reparar mais nesses produtos! Seria bem interessante qse você pudesse indicar esses produtos com preços acessíveis que você confie! Ia amar :)

    ResponderExcluir