Benefícios das vitaminas A, C, E para a pele

by - segunda-feira, março 28, 2016

Capa do post "Vitamina e seus benefícios"
Decidi dar uma atenção maior as vitaminas, em benefício a pele, pois cada uma delas tem uma função. Que a laranja possui Vitamina C todos sabem, mas e pra que ela serve realmente? Existem outros alimentos que também são ricos em vitaminas. Aqui vamos entender mais sobre especificamente as vitaminas A, C e E. Antes, lembre de alguns pontos principais:

Definição básica: Vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais que o organismo necessita em quantidades limitadas.

  • Funções da pele: proteção, regulação térmica, defesa contra microrganismos e etc. 
  • Disfunções ao decorrer do tempo: acne, cravos, rugas, flacidez e manchas.
  • Cuidados que deveriam ser tomados: utilização diária de filtro solar e produtos cosméticos específicos a cada um dos tipos de pele.
VITAMINA A: É chamada também de Retinol, possui ação antioxidante, ajuda na regeneração da pele, combate os sinais do envelhecimento, reduz as rugas e marcas de expressão tornando a pele mais rígida e menos flácida, auxilia na restauração de lesões e estimula a regeneração natural dos tecidos. Normaliza também a pele ressecada, deixando a pele mais lisa e macia, e reduz a escamação do couro cabeludo.

VITAMINA C: Prevenção de gripes e resfriados. Sua ingestão ou aplicação está associada a uma menor probabilidade no aparecimento de rugas e ressecamento da pele (ou seja, previne o envelhecimento precoce). Esta vitamina é considerada um antioxidante natural, resulta em peles mais firmes e elásticas, além de proteger contra os Radicais livres (moléculas que degradam o tecido - pele).

VITAMINA E: Assim como a Vitamina A e C, também possui ação antioxidante. Protege o organismo contra a radiação solar, toxinas da poluição, frio e calor em excesso e também a fumaça de cigarros. Outro benefício é a presença de colágeno presente nessa vitamina. Deve ser usada por pessoas que possuem pele sensível, costumam tomar muito sol, permanecem por horas próximo a janelas, pelos fumantes e pelos lugares onde a poluição é maior.

Alimentos ricos em vitaminas A, C e E:

Imagem com os alimentos que contém cada uma das vitaminas mencionadas

Produtos no mercado em que as vitaminas estão presentes:
  • A: Cremes, óleos corporais, protetores solares para peles e cabelos,  
  • C: Cremes clareadores, cremes que combatem flacidez e cremes anti rugas.
  • E: Produtos pós-sol (reduz danos causados pelos raios UV), cremes para assaduras de bebês, pós-barbas e hidratantes para mãos e pés.

Em geral, a ingestão de alimentos ou aplicações tópicas que contenham esses tipos de vitaminas, podem promover a renovação celular, deixando a pele mais firme e saudável, assim aumentando a formação de barreira contra os agentes externos e a mantendo jovem por mais tempo.

Beijos,
GI.

You May Also Like

4 comentários

  1. Confesso que não sabia tato sobre o assunto, porem adorei conhecer um pouco mais, beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz em ajudá-la.
      Beijosss <3

      Excluir
  2. Adorei, seu post ficou super completo!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir